quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Ainda nas Tertúlias | Tertúlia Lisboa

Ainda sobre o tema de ontem, as tertúlias literárias, post que podem espreitar aqui.

As tertúlias são, de facto, um capítulo muito importante do mundo dos livros. Momento por excelência de liberdade e criatividade que, sem qualquer dúvida, ajuda na formação dos escritores e no amadurecimento da sua escrita e apura o ouvido e o gosto dos leitores. Certamente já ouviram a velha ideia de que um livro ganha novos sentidos a cada leitura. Adicionalmente, é também verdadeira a ideia de que esses novos sentidos variam na sua qualidade e profundidade mediante o ambiente em que a leitura é feita. A percepção de uma leitura nunca é igual quando esta é feita interiormente, no recato do individual, ou alto e em bom som visando a partilha com outras pessoas sedentas de nos ouvir. Inevitavelmente, também o juízo que fazemos sobre o texto muda e somos capazes de o entender de uma outra perspectiva. Este é um dos motivos porque estes eventos são tão procurados por escritores e criativos e tão participados por leitores que anseiam em descobrir novas interpretações para os seus textos favoritos.


Por valorizar tanto este tipo de eventos desenhados para reunir e aproximar escritores e leitores, a Livros de Ontem, editora que represento, decidiu recentemente criar um ciclo de tertúlias literárias, em parceria com o Café 100 Artes, em Lisboa, cujo resumo em vídeo desejo partilhar hoje com vocês.

O vídeo é um pequeno documentário dividido em três parte. Podem aceder nos seguintes links:

Primeira parte

Segunda Parte

Terceira Parte

Espero que gostem e que vos crie suficiente curiosidade para participarem na próxima edição da Tertúlia Lisboa, com data a definir em breve.


Crédito da fotografia: Café 100 Artes

Sem comentários:

Enviar um comentário